Facilitadora em processos de cura:
e Praticante de Reiki Xamânico
* * * iniciações e atendimentos à distancia
* * * consultas on-line
* Aconselhamento Terapêutico Metafísico (A Palavra como Boa Medicina)
* * * consultas on-line
* Apometria
* * * atendimentos à distancia
* Psicoterapia Corporal e Massagem Reichiana (trabalhando o emocional através do corpo)


Dúvidas ou algo interessante a compartilhar, entre em contato.
- Bem vindo ao meu blog, à minha história.
- Namastê!

22 fevereiro 2013

Gayatri, o mantra do Mantras


Disse o Senhor Supremo a Árjuna:
... Dos hinos, sou o  Brihat-Sama
em louvor ao Senhor Indra;
dos versos, sou o Gãyatri,
que é cantado pelos brãhmanas;
dos meses, sou Margashirsha;
e das estações, Eu sou
a primavera florida...

( Extraído de “A opulência do absoluto”   - Bhagavad Gita  – Canção do Divino Mestre – Cia das Letras )

Sabendo-se que o Senhor Supremo trata-se de Krshna,
vejamos o porquê dEle afirmar-se sendo o GAYATRI.

Gayatri significa:   a mãe dos Vedas; mestre dos sentidos; mestre do Prana (Saavitri) ; a Verdade; deidade que fala (Saraswati); pureza em Pensamento, Palavra e Ação.

A saber:
1)     Vedas – são as escrituras sagradas do Hinduísmo e as mais antigas da Humanidade. Significa sabedoria. 
2)     Prana – é a energia vital
3)     Deidade – refere-se a um conjunto de forças ou intenções que materializam a divindade.


Vejamos, então, a letra deste mantra que é considerado o Mantra dos mantras, a Essência do ensinamento dos Vedas, sendo o mantra mais venerado do Hinduísmo e considerado o mais poderoso dos Vedas.

Gayatri Mantra
Om bhur bhuva svaha
 Tat savitur varenyam
  Bhargo devasya dheemahi
   Dhiyo yo nah prachodayat
Traduzindo passo a passo:
   Om :   para Brahman  ->  (Brahman – a consciência suprema)
   Bhur :   refere-se aos 5 bhutas -> (Bhuta – éter, ar, água, fogo, terra)
   Bhuva :  o mundo do meio, energia/força do Prana, consciência de Brahma constante e integrada
   Svaha :  terra dos deuses, -Glória!
   Tat : o Eu Supremo, Brahman 
   Savitur :  aquele do qual tudo nasceu
   Varenyam :  feito para ser louvado
   Bhargo :  a Luz que tem a sabedoria
   Devasya  :  realidade divina
   Dheemahi :  nós meditamos
   Dhiyo :   buddhi -> (Buddhi – inteligência universal, intelecto supra individual)
   Yo :   o qual
   Nah :   nós
   Prachodayat :  ilumina

Em minha tradução, o Gayatri mantra, fica assim:
“Conecto-me à Consciência Suprema...  Ao éter, ar, água, fogo e terra... À força do Prana... -Glória!
Ó Eu Supremo, aquele do qual tudo nasceu, feito para ser louvado
Luz que tem a Sabedoria, Realidade Divina... Nós meditamos:
Inteligência Universal, iluminai-nos !”
- E por que devemos entoá-lo?
Porque entoar o mantra Gayatri promove e aprimora a faculdade de revelação de conhecimento no homem.

Cantá-lo regularmente e com fé:
   -alivia os males
   -protege de toda miséria e de todo o mal
   -é preenchedor de todos os desejos
   -garante tudo que é benéfico para a pessoa que canta com fé.
Se o mantra Gayatri é entoado, vários poderes emergirão da pessoa.

- Quando e como entoá-lo?

Pode e deve ser entoado a qualquer hora e em qualquer lugar.
Preferencialmente: 
ao nascer, pino e por do Sol
Antes de cada refeição
-   - Quando nos levantamos da cama
- Quando vamos para cama.
Quanto mais se canta o mantra Gayatri, maior benefício terá quem o canta.
 
Repetir "Santhi" 3 vezes após terminar de entoar o mantra Gayatri.
Em seu discurso no Mandir de Prasanthi, em 23/8/95, Bhagavan disse:
"O Mantra Gayatri é um requisito essencial para os jovens, porque assegura um futuro brilhante e auspicioso para eles."



Ensinei o Gayatri a meus filhos quando pequeninos ainda (4 e 7 anos) e eles se acalmavam ao entoá-lo antes de dormir um sono tranquilo, livre de medos e pesadelos.
Ensinei-o também a todos os meus alunos de Reiki Usui Tibetano nível 2, que se encantavam e envolviam com a sua energia e beleza.
Para mim, o Gayatri eleva meu padrão vibracional e altera absolutamente meu estado de consciência, auxiliando a manter-me serena, positiva e consciente do Divino em mim.

* * * Atenção * * *
Ao entoar este ou qualquer outro mantra, procure pronunciar as palavras corretamente. O Verbo tem força e poder, realizando com sua energia aquilo que falamos ou cantamos. Se mudamos a pronúncia de uma palavra, mudamos seu significado, seja em sânscrito, inglês (year ≠ ear ) ou português (Ele ≠ ele (L)).

Aqui apresento uma outra versão, na voz de Tomaz Lima - O Homem de Bem - que, segundo meu professor de sânscrito da UERJ, Arthur Perez, assemelha-se muito mais com este mantra como ele o conheceu nos anos em que viveu na Índia:
Abaixo, uma apresentação do grupo Momix, em que a bailarina representa um chakra girando ao som do Mantra Gayatri. Lindo!

Faça sua experiência!
=================================== 
Se desejar, escreva-me - por email, pois o Comentário do Blogger nem sempre grava o que foi escrito.
O compartilhar, para mim, é sempre bem vindo.
-Namastê!

Informações vitais pertencem à todos, sonegá-las é ir contra a vida. Sou grata pela divulgação d0 conteúdo de minhas publicações incondicionalmente e muito me sentirei honrada se citar a  fonte.
=================================== 

Se você gostou deste blog,
recomende aos seus amigos!

===================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário