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17 julho 2010

Grãos Germinados... Como fazer? Dicas e um passo a passo p/ produção de seu Alimento Vivo! (revisado set/12)

POR QUE COMER GERMINADOS?
Cada vez que você faz uma refeição, atualmente, ela é composta, basicamente de alimentos mortos ou que estão morrendo. Por exemplo: Tudo que é cozido, foi ao fogo, está morto. Tudo que foi arrancado do solo, está morrendo. Ou seja: animais, vegetais, frutas, cereais, nada tem vida quando chega ao seu prato.
O grão germinado é como um feto, tem até a forma de um. Ele é uma semente que foi estimulada pela água a virar planta novamente.
Explico: Imagine uma amêndoa que voce põe na água. Em 12 horas ela já tem um grelo, ela germina, pronta p/ sofrer uma transformação enorme que culminará em uma AMENDOEIRA repleta de outras tantas amêndoas! Então, quando você ingere uma amêndoa germinada, está absorvendo toda estta energia de uma alimento VIVO em fase de expansão, transmutação. E você absorve todo o potencial deste grão de virar uma árvore inteira repleta de frutos!
E daí? Daí que você nutre suas células com esta energia. Você rejuvenesce, fica mais alerta, mais animado, todo seu corpo fica mais saudável, forte, revitalizado. Sua cabeça fica mais leve, seu raciocínio mais rápido, sua pele e cabelos mais macios, brilhosos, seu intestino funciona muito melhor, seu sangue se fortifica, seus músculos se tonificam, reduz a flacidez, diminui o apetite porque te sacia, diminui radicais livres, etc.
Enfim, você fica mais VIVO!
Animou-se? - Então vamos lá!
* * *
O Material que você vai precisar:

1) Grãos (dê sempre preferência aos orgânicos):
trigo nacional / centeio / alfafa / painço
lentilha inteira / ervilha inteira / grão de bico / soja
amendoim cru com casca vermelhinha
mostarda / papoula / abóbora / brócolis
amaranthus / agrião, etc, etc...

* linhaça normal ou dourada
* feijão sómente mongo (verde) ou azuki
* quinoa / girassol sem casca
feno grego antes e
 após a germinação

* gergelim com casca / avelã, amêndoa sem casca / feno grego
* aveia / cevadinha / castanha de cajú crua ou do pará 
alpiste
* chia 
(*) Atenção para os item 10 e 11 do Passo a Passo

Repetindo:  Os únicos feijões que servem para germinar são o mongo e o azuki!

* DICA *: Os grãos orgânicos são encontrados em feiras ecológicas, lojas de produtos naturais e em sites especializados como o http://planetaorganico.com.br/site/index.php/quem-vende/ indicado pelo EMBRAPA.
                             
2) pote de vidro (melhor se fôr longo e médio, com boca larga - como os de palmito, ou café solúvel)

3) rede de Filó - procure a que tiver a trama mais fininha para os grãos pequeninos como a quinoa


4) elástico

5) água filtrada

6) peneira média

7) pano de prato ou toalha
Agora: - Mãos a obra! 
* * *
Passo a passo: 
(leia tudo até o fim antes de começar a produzir seus grãos)

1- Pegue um punhado de grãos ou 1 c.sopa de grãos (eles incham e, no mínimo, dobram de tamanho).


- catar como feijão ou arroz, antes de prosseguir







2- Pôr no pote de vidro e fechar a boca com a redinha + o elástico.

- lavar colocando água filtrada e escorrendo
- repetir por umas 3 vezes até sair todo pó e/ou resíduos

Outra opção é lavá-los dentro de uma peneira.






3- Deixar os grãos de molho na água filtrada de um dia para o outro ou da manhã para a noite
- embaixo de um pano/toalha para ficar escurinho e o grão "achar" que está embaixo da terra .
Isto acelera a germinação.


4- Após o tempo de pausa - de 2 a 12h (conforme o grão - veja item 11) - enxaguar com água filtrada pondo a redinha e o elástico na boca do pote. Repetir até que a água fique limpa/clara e os grãos soltinhos,

 - Não se usa a água do molho para nada =* jogue fora sempre!


5- Deixar o pote no secador de pratos inclinado em 45 graus para escorrer a água e cobrir com o pano/toalha.

Obs: Se perceber que, com o uso do pano, os grãos estão mofando, não use mais. Talvez a região aonde more seja muito quente e/ou úmida. Você pode optar por colocar o escorredor dentro de um armário bem ventilado ou deixá-lo em algum lugar em que esteja protegido da claridade.




6- A boca do pote deve ficar livre para que entre ar e os grãos não mofem.
Mantenha os grãos espalhados ao longo do pote, sem que fiquem amontoados, pois isto os ventilará e evitará o mofo.


7- Manter os grãos regando-os de 12/12 horas e deixando sempre escorrer no secador de pratos até que germinem.

8- Depois de germinados, podem ser guardados na geladeira por uns 3 a 5 dias no potinho de vidro mesmo, fechado com a tampa!
No amendoim, o biquinho
 é o grelo sob a pele/casca.

9- Fique atento: - Existem alguns grãos que demoram até 3 dias para germinar e ser consumidos. Por exemplo: lentilha, grão de bico, amendoim, trigo, etc. Você deve ver se o grão botou o grelinho pra fora, mas sem folhinhas (senão virou broto e não é mais germe...).




girassol germinado

lentilha germinada















Tire a pele da amêndoa, fica muito mais gostosa.



Grão de Bico germinado
Abóbora germinada














10-  Atenção para a LINHAÇA! 

Na linhaça nem sempre aparece o grelo, pode comer logo após 12 horas de molho.
E ela não vai ficar no potinho como os outros grãos. Logo após o molho ela passa para a peneira e fica lá escorrendo, pois tem óleo demais.





Usar este óleo que sai dos grãos, que tem muito colágeno, direto na pele ou cabelos.



11- Considerações Especias

* trigo / centeio / alfafa / painço / lentilha / ervilha / grão de bico / soja /  amendoim / mostarda / papoula / abóbora =* demoram mais do que 12h para germinar
* feijão mongo ou azuki / soja =* tirar a casca após germinar, melhora o paladar e a digestão
* quinoa / girassol sem casca =* germina em + ou - 2 horas
* gergelim com casca / avelã, amêndoa sem casca / feno grego =* consumir logo após o molho de 12h
* aveia / cevadinha / castanha de cajú crua ou do pará =* não dá grelinho, só fica macio. Consumir logo após o molho de 12h.
alpiste =* muito fibroso para mastigar. Melhora quando batido no liquidificador em sucos, vitaminas.


Pondo a Chia p/ germinar
Chia pronta para consumo


* chia =* apenas adicione o dobro de água e após 12h já pode consumir. Não se troca a água, pois cria um gel que torna impossível de se coar. 
Se deixar por 3 dias, ela germina, mas muda o odor, então eu ponho na terra e utilizo os brotos.



OBS:  Se um grão não germinar em 2, 3 dias ou mofar, é porque está velho, ou abafado demais, ou ficou de molho por muito mais de 12hs.

Ótimas notícias:

* A gordura do amendoim, avelã e  da amêndoa é consumida para a geração do grelo, durante a germinação, sendo assim, transformam-se em outro alimento isento de gordura!!
* A ingestão do trigo germinado reduz o desejo de comer pão!!
* O Moyashi, broto de feujão, vendido nas lojas, é obtido a partir da germinação do feijão azuki!!

Formas de comer/degustar os grãos:

- Sucos, vitaminas, yogurtes, papas (c/ banana amassada por ex.), saladas doces ou salgadas, 
Amêndoa + Avelã + Girassol +
Linhaça Comum e Dourada +
Quinoa + Gergelim + Chia
Linhaça Comum e Dourada +
Chia + Lentilha +
Grão de Bico + Amendoim
em sanduíches, purinhos... mas NÃO COZINHE, senão o alimento vivo MORRE !

Leia também neste blog:  Suco Verde = Suco de Luz = Saúde Líquida * * * CURA e REJUVENESCE!

- O recomendado é comer um punhado nas 3 principais refeições (desjejum, almoço e jantar).
- Caso liquidifique, moa os grãos ou os deixe submersos sem que possam respirar, trate de ingeri-los imediatamente, para que não percam toda sua energia vital e se transformem em apenas mais um bagaço em sua refeição.

Meus prediletos:  lentilha, quinoa, amêndoa, trigo, girassol, ervilha, grão de bico. 


Bon apétit!
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Grãos Germinados x Brotos

- Germinados são diferentes de Brotos
- Germinado está o grão assim que aponta aquele grelinho meio branquinho e já se pode comê-lo (não se vê na linhaça, aveia, cevadinha, castanha do pará e cajú)
- Broto já tem folhinha verdinha pintando no pedaço
- Germinado é um feto, bebê, dentro da barriga da mãe (tem a energia de algo que ainda está se tornando, emergindo, tomando forma. Deixa de ser semente para virar plantinha.)
soja antes e
após a germinação
- Broto é uma criancinha, precisa de sol e outros nutrientes ( já está pronto, agora é só crescer e ganhar mais algumas novas características). É válido e ótimo também, mas é outro alimento, com outros nutrientes e energia .
- Existem grãos que depois de germinados passam a broto e mudam de sabor, ficando mais amargos. O paladar muda, mas continua sendo saudável. Ok ?




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Escreva-me contando sua experiência com os grãos ou se permanecer com dúvidas quanto a sua confecção.

Caso tenha interesse em meu Curso de Alimento Vivo (incluindo Germinação de Grãos, Suco Verde, Suco da Luz do Sol, Suco de Grama de Trigo - Wheatgrass Juice, Clorofila, O que é BioChip, etc), entre em contato para maiores informações.

Acredite, sua saúde vai melhorar e sua vida vai ter muito mais qualidade com os grãos germinados fazendo parte de sua dieta!
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Para mais informações visite os sites:
- http://www.annwigmore.org/living_foods.html  e
  http://www.wigmore.org/annwigmore 

Leia os livros:
Dr. Soleil,  Ed. Paulus - Voce sabe se alimentar ?  e  Voce sabe se desintoxicar ?

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O compartilhar, para mim, é sempre bem vindo.
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Informações vitais pertencem à todos, sonegá-las é ir contra a vida. Sou grata pela divulgação d0 conteúdo de minhas publicações incondicionalmente e muito me sentirei honrada se citar a  fonte.
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